Manutenção de compressores

Manutenção de compressores - Alpha Compressores

Alpha Compressores

Entenda como funciona a manutenção de compressores

Como acontece com qualquer equipamento industrial, a manutenção de compressores é essencial para evitar avarias que podem causar problemas de produção ou a segurança das pessoas que operam (ou se aproximam) da máquina.

Por isso, é necessário seguir as recomendações do fabricante no manual e monitorar as condições de uso e desempenho, que podem variar de empresa para empresa e exigir procedimentos de manutenção diferentes.

  • De deslocamento positivo, que aumenta a pressão e afeta o ar reduzindo o volume;
  • Dinamicamente, aumentando a velocidade do ar (ou gás).

Como todos os demais equipamentos utilizados na indústria, é necessária a adoção de um plano de manutenção, que pode ser desenvolvido com base no manual de operação e serviço do ativo.

Normalmente, o desligamento é baseado na jornada de trabalho do compressor, e cada tipo de manutenção deve ter um intervalo claro e seguir as orientações do fabricante.

Mas, qual é o objetivo da manutenção de compressores?

O principal objetivo da manutenção de compressores é estender a vida útil da máquina, garantir uma operação suave e otimizar os custos operacionais, porque a manutenção preventiva pode ser evitada (ou minimiza) as consequências das falhas, resultando em custos mais elevados.

Para compressores e quaisquer outros tipos de equipamentos mecânicos, a principal recomendação é sempre seguir as orientações do fabricante. O manual indica a frequência correta de manutenção e onde deve ser realizada.

O objetivo é fazer com que a operação corra bem e os principais critérios para a manutenção de compressores são as técnicas do óleo e das peças de reposição.

Confira 7 dicas de atividades recomendadas para prolongar a vida útil do seu equipamento através da manutenção de compressores:

  1. Verifique regularmente o nível de óleo e lubrificação e faça as alterações necessárias de acordo com as recomendações do fabricante ou as condições de trabalho da máquina (por exemplo, se a situação for mais grave, o intervalo deve ser encurtado);
  2. Limpe o compressor regularmente (pode ser feito uma vez por semana) para evitar o acúmulo de resíduos - isso afetará o funcionamento da máquina;
  3. Verifique a tensão da correia, se a tensão for insuficiente também afetará o funcionamento do equipamento;
  4. Verifique se há possíveis vazamentos (que podem causar difusão de ar);
  5. Teste de funcionamento da válvula de segurança;
  6. Verifique as serpentinas de resfriamento (para evitar que se soltem ou se danifiquem devido à vibração);
  7. Desmontagem e limpeza do filtro de entrada (frequência depende das condições ambientais de operação do equipamento.

Procurando uma empresa especializada em manutenção de compressores? Conheça a Alpha Compressores!

A Alpha Compressores trabalha com satisfação, transparência e qualidade e é especialista na manutenção de compressores.

Fundada em 2018 atuamos no mercado em serviço de manutenção de compressores, oferecendo produtos e serviços de qualidade no Nordeste. Somos reconhecidos pela transparência, qualidade e preço.

Temos peças de qualidade com garantia. Estamos em grande crescimento no segmento de compressores e além disso, temos um atendimento 24 horas para nossos clientes, tudo garantido em contrato.

Então, se você procura por uma empresa especializada em manutenção de compressores, conte com a Alpha Compressores. Aqui vendemos peças em atacado e varejo, para indústrias e fábricas que tenham compressores em suas unidades em operação. Venha nos conhecer!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Alpha Compressores www.alphacompressorespe.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×