Válvula solenóide para compressor

Válvula solenóide para compressor - Alpha Compressores

Alpha Compressores

O que é válvula solenoide para compressor?

A primeira coisa que você deva saber sobre a válvula solenóide é que esse nome se deve por componente principal, que é feito por uma bobina elétrica com núcleo ferromagnético móvel em seu centro que é conhecido como êmbolo também, essas válvulas são as válvulas eletromecânicas controlada.

Esse texto tem como objetivo fazer com que você entenda a utilidade e os tipos de válvulas solenóides, então vamos explicar mais sobre ele basicamente.

A válvula quando está em modo de repousa, o êmbolo acaba bloqueando o orifício onde existe a possibilidade de circular qualquer tipo de fluido.

Então, quando há a circulação da corrente elétrica na bobina, acaba sendo criado um campo magnético que faz força sobre o êmbolo, o que acaba resultando que ele é puxado na direção do centro da bobina de maneira que a saída que ele estava sendo bloqueado fica livre.

Esta é a base que é utilizada para que haja a abertura e o fechamento da válvula solenóide.

Como funciona e como é a válvula solenóide para compressor?

Então tomando como base essa informação do funcionamento da válvula solenóide, podemos dizer que é uma válvula que funciona eletromecanicamente e que controla todos os fluxos de líquidos e gases dentro do compressor de ar.

As habilidades da válvula solenóide de distribuir, dosar ou misturar o fluído, pode-se chegar à conclusão que elas basicamente são uma das peças mais utilizadas e que suas aplicações e funções são quase ilimitadas.

Essas aplicações são comparadas a várias áreas como sistemas de irrigação, máquinas de lavar roupa, sistemas de aquecimentos, refrigeração de equipamentos, equipamentos médicos e odontológicos, tecnologia de ar comprimido, a automação industrial, entre outras tantas.

Então para que se atenda às mais variadas demandas com a função de circuito, são fabricados diferentes tipos de válvula solenóide.

Um exemplo claro é uma válvula 2/2 que possui duas portas, que é uma de entrada, outra feita para saída e as duas posições de fechada ou aberta.

Também deve-se levar em consideração o padrão que é fechado enquanto é desenergizado ou o que é aberto enquanto é desenergizado.

Então quando falamos da nomenclatura das válvulas solenóides em si, isso é por conta que ela possui uma quantidade de entradas no 1º número e as possibilidades de várias posições normais no 2º número.

Então um exemplo seria uma válvula 3/2 irá possuir três portas e duas posições, 2/2 duas portas e duas posições, entre outros.

Então o número de vias fazendo relação com o seu uso são que quando possuem 2 vias é o controle de fluído e de automação pneumática, quando possuem 3 vias é para convergência ou desvio de fluxos e quando tem 4 ou mais é a operação de cilindro de autuados de dupla ação.

E para encerrar, essas válvulas também possuem diferenças quando há diferença de diâmetro e voltagem de cada um, começa com 1/8 indo até 3 e as voltagens de 12V, 24V, 110V e 220V com aplicações muito mais comuns ou até à prova de explosões.

Vale ressaltar que as válvulas solenóides de uso direto também trabalham com um fluxo de alta pressão, a resistência difere a depender do material que ele é feito, o diâmetro do orifício e a sua potência.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Alpha Compressores www.alphacompressorespe.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×